Esse com certeza é o livro que eu estava com mais vontade de ler, de forma que já iniciei ao final de 2024. O livro foi muito elogiado e celebrado, ainda mais após a visita do autor ao Brasil, na Flip, onde teceu diversos elogios sobre o país e os brasileiros. Como já estou no fim da leitura, posso dizer que é realmente tudo isso que dizem. O livro é uma espécie de quebra cabeça, em que as peças são encontradas aos poucos e vão formando o todo. Como uma amante de quebra-cabeças, essa leitura caiu como uma luva pra mim.
Em 2024 passei por uma fase em que fiquei muito interessada por ler mais sobre história da música e sobre música em geral, e como ela tem esse efeito capaz de despertar diversos sentimentos no ser humano. Nessa fase, comprei esse livro que analisa cientificamente como a música é experimentada pelos nossos ouvidos e o papel que ela desempenha em nossas vidas. Acabei não pegando no ano passado, mas sigo com muito interesse por essa leitura!
Édouard Louis é um autor muito elogiado desde o seu primeiro livro, “O Fim de Eddy”, uma auto ficção sobre sua infância. Sua obra é focada nesse gênero, assim como a de Annie Ernaux, autora que gosto muito. Em 2024 ele veio na Flip e revelou o acolhimento que sentiu com o afeto dos brasileiros. Nunca li nada dele e em 2023 recebi esse livro da Companhia das Letras, mas não havia despertado meu interesse. Após ouvir muito elogios, decidi colocá-lo na minha lista de leituras para 2025 e estou com altas expectativas!
“O Som e a Fúria” é um livro que eu admiro à distância há muitos anos. Sempre ouvi falar muito de Faulkner, mas confesso que sentia receio desse livro, por falarem do estranhamento que ele causa. Em 2024 eu finalmente criei coragem para comprá-lo, mas é em 2025 que pretendo encarar a leitura.
Minha admiração por Van Gogh vem crescendo cada vez mais com o passar do tempo. Sou apaixonada por suas pinturas e quero muito poder vê-las pessoalmente. Esse livro reúne as diversas cartas trocadas por Vincent e seu irmão, Theo, com todas as suas angústias, mas também com sua paixão pela arte e tudo que ela foi capaz de proporcionar para ele. Um livro lindo numa edição linda da editora 34!
Recebi esse livro da editora Todavia em 2024 e desde seu lançamento, tenho muita curiosidade em lê-lo, ainda mais após a autora vencer o prêmio Jabuti em Biografia e Reportagem. A vida aconteceu e outras leituras acabaram passando na frente, principalmente por ano passado ter sentido mais vontade de ler ficção e sair da realidade, então esse livro ficou pra trás. Mas em 2025 quero muito realizar essa leitura!
Se você leu a última edição e essa outra aqui, sabe o quanto amei ler Alejandro Zambra em 2024. Após me apaixonar por “O Poeta Chileno”, fui presenteada pela minha irmã com “Literatura Infantil”, que também entrou para as minhas melhores leituras do ano, e esse aqui, que reúne seus livros de ficção em uma única edição. Não sei se lerei todos, mas com certeza quero ler mais da obra desse autor que me encantou tanto no ano passado!
Comprei esse livro no final do ano passado, após a Bárbara Bom Angelo comentar sobre ele no Instagram. Acabei não conseguindo ler em 2024, mas devo começá-lo muito em breve, pois me deixou muito interessada pela premissa de “retratar pai e filho em busca de refúgio num mundo em crise, este é um livro poderoso que nos leva a questionar o lugar que ocupamos no universo e a reconsiderar nossa relação com a natureza.”, tema cada vez mais urgente, levando em consideração os diversos desastres que o mundo viveu ao longo dos últimos anos.
Nunca tinha ouvido falar dessa autora e fui apresentada por ela também pela newsletter da Bárbara Bom Angelo, que recomendou um texto da Tatiana Guedes sobre esse livro e a tradução dele, feita pela Bruna Beber. Nesse texto, a Taty comenta sobre a autora ser chamada de “A nova Rooney”, se referindo à Sally Rooney, uma vez que Naoise também é irlandesa, o que concordo ser um grande equívoco, pois tira o prestígio da autora, ao compará-la com outra. Esse texto me deixou com muita vontade de ler esse livro e acho tão bonito esse sentimento de desejo em relação a uma leitura que o comprei imediatamente e com certeza lerei em breve!
E falando nela, como já li todos os outros livros da Sally Rooney, fiquei muito empolgada por esse lançamento, assim como todos os outros vários leitores dela. Optei pela edição original, porque sempre que possível, estou tentando ler mais em inglês. Mas não senti essa urgência do hype de pegar esse livro imediatamente, então sei que lerei em 2025, só não sei quando. Vi resenhas bem diversas sobre esse livro, com algumas críticas interessantes e outras pessoas que amaram, então estou curiosa para ver como será a minha experiência de leitura.
E por enquanto, essas são as leituras que estou mais empolgada para fazer em 2025. Obviamente, vários outros livros vão entrar no meio desses, mas quis fazer essa listinha para me lembrar de quantos livros eu já tenho e quero ler, antes de sair comprando outros.
E por aí, qual livro você quer muito ler em 2025?
Lista maravilhosa! O deslumbramento foi um dos meus livros favoritos de 2024. Tempos interessantes também tá na minha lista desse ano e to animadissima pra começar
Grande leitura! Boa viagem ao Senegal! 💕